Pages

Ads 468x60px

SMEC - Riacho da Cruz/RN. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Professores do município ingressam em Curso de Especialização

        
       Os professores José Lázaro Inácio de Melo e Maria Rita Pinheiro, lotado na rede municipal de ensino concorreram a Seleção para o Curso de Especialização em Mídias na Educação, curso ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN que integra a Universidade Aberta do Brasil - UAB.
          O curso é ofertado pelo Núcelo de Educação a Distância - NEAD da UERN em parceria com o MEC, disponibilizando vagas para os professores em exercício da redes municipal e estadual de ensino do estado do Rio Grande do Norte.
        O resultado da seleção foi divulgado no site da UERN, no dia 31/12, e os dois professores acima citados foram aprovados e ingressarão no curso de especialização que será desenvolvido de maneira Presencial, no Polo da UAB no município de Martins/RN, e terá a maioria de suas atividades à Distância, no ambiente colaborativo de aprendizagem do E-Proinfo.
         Veja o depoimento do Professor Lázaro Melo:

       Cursei a Faculdade de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, concluindo em 2007. Atuei durante os anos de 2005 a 2008 como Professor-Bolsista da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte. Também adquiri experiência como Conselheiro Tutelar na minha terra natal, o município de Rodolfo Fernandes/RN. Em 2009, passei a integrar o quadro funcional dos servidores públicos do município de Riacho da Cruz/RN, cidade onde moro atualmente, com o Cargo de Pedagogo, onde lecionei por dois anos, em 2009, numa turma de 4º Ano e em 2010 numa Turma de Correção de Fluxo do Programa Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna, estas experiências foram bastante enriquecedora para a minha prática pedagógica. EM 2011, passei a desenvolver o trabalho pedagógico com turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também do 2º ao 5º Período da Educação de Jovens e Adultos - EJA, o que me fascinou ainda mais pelas tecnologias. Neste mesmo ano atuei como Formador do Proinfo Integrado, trabalhando com o Ambiente Colaborativo de Aprendizagem do E-Proinfo e fomentando o trabalho com o uso das mídias, estimulando e produzindo conhecimentos juntamente com 40 educadores da rede municipal de ensino de Riacho da Cruz/RN, neste momento percebi o quanto importantes são os recursos tecnológicos empregados à educação e decidi me especializar na área e hoje me encontro neste curso, que pretendo me dedicar ao máximo e dar o melhor de mim para que a partir do meu Projeto de Pesquisa possa esclarecer a muitos fazedores do saber sobre a indispensável presença dos recursos tecnológicos na educação do futuro. Além de atuar enquanto Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA do meu município, hoje estou exercendo a função de Técnico da Secretaria Municipal de Educação de Riacho da Cruz/RN e ingresso no Curso de Especialização em Mídias na Educação, o que é uma vitória para mim, que nasci e me criei em um sítio, distante da cidade e com poucos recursos, sem tecnologia alguma. Espero que minha história possa servir de exemplo para muitos jovens que não sabem aproveitar a gama de recursos existentes e que a cada dia fortalecem mais e mais a educação no Brasil. Tudo que aprendi em relação as mídias na educação, aprendi sozinho ou com a ajuda de colegas, mas que minha origem não foi empecilho para entender que o educador do futuro tem que buscar estes novos caminhos se realmente quer fazer a diferença e ser reconhecido em seu trabalho, ou o melhor de tudo, conseguir despertar em seus alunos a capacidade de aprender significativamente por recursos diversificados. Tenho muito a aprender, estes são apenas meus primeiros passos, para chegar a novos caminhos, caminhos estes que  me levarão aos meus colegas educadores para que ao lado deste possamos aprender juntos o valor de ser educador em sua amplitude, mesmo quando muitas vezes a sociedade nos deixa a merce de problemáticas sociais que os nossos alunos carregam em sua essência, os distanciando do verdadeiro foco da busca pela aprendizagem Mas pode ter certeza, que o mais gratificante desta profissão é a conquista da mudança de opinião, do despertar em uma criança do gosto pelo aprender, pelo descobrir o novo. É isto que busco nesta nova etapa da minha caminhada diária rumo ao conhecimento.

              A SMEC deseja um bom curso aos professores e que a busca por novos saberes seja desejo constante dos nossos educadores.

0 comentários:

Postar um comentário