O fato inesperado que pegou de surpresa os moradores de Riacho da Cruz na manhã de hoje é proveniente de uma rachadura causada pela separação dos continentes há milhares de anos, quando a Pangeia "denominação da antiga formação da terra em um único continente" passou por uma grande transformação (Que pode ser exemplificada como a separação de duas folhas de papel que estão coladas e que são puxadas para lados opostos, rasgando-se). No caso do Planeta Terra dando vida aos atuais continentes e provocando rachaduras conhecidas por RIFT "Falhas subterrâneas que ao se deslocarem ocasionam os abalos sísmicos", como o que aconteceu hoje pela manhã.
Para os estudiosos da área, as águas termais presentes na cidade de Mossoró-RN confirmam o fenômeno de separação dos continentes, pois com as falhas ocasionadas o magma tornou-se mais próximo da superfície causando o aquecimento da água.
Em Tabuleiro Grande este fato já aconteceu outras vezes, por ser lá o local do Rift. O tremor de hoje, que acordou de maneira inesperada os Trabalhadores de Riacho da Cruz em pleno seu dia, teve início em Tabuleiro Grande e foi sentido num raio de mais de 20 km do epicentro do abalo que foi registrado pelo sismógrafo da Estação de Livramento (NBLI) e já está sendo estudado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN.
As informações do Estudante de Física da UFRN Guilherme Weber e do Blog Sismos do Nordeste revelam que o tremor teve magnitude preliminar calculada em 2.9, ocorreu às 08:49 UTC (05:49, hora local) e foi sentido também nos municípios de Itaú, Riacho da Cruz, Portalegre, Serrinha dos Pintos e Umarizal.
O mapa de localização epicentral encontra-se na Figura 1.
![]() |
Figura 2. Registro da estação NBLI do tremor de Tabuleiro Grande-RN ocorrido hoje (01/05/2012). |
FONTE: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Heleno Lima Neto, Eduardo Menezes
0 comentários:
Postar um comentário