Pages

Ads 468x60px

SMEC - Riacho da Cruz/RN. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Governo do Estado Apresenta Agenda Positiva para a Educação do RN em 2013


     A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, encerraram oficialmente o Ano Letivo 2012 da rede estadual e apresentaram uma agenda positiva para o ano de 2013 a ser cumprida na rede estadual de ensino. O evento ocorreu nesta quinta-feira (20), no Centro de Convenções de Natal, reunindo aproximadamente 900 gestores, professores e alunos de todas as regiões do estado, além de profissionais da imprensa.


      Na ocasião, a Governadora anunciou medidas importantes que serão tomadas em 2013, como a liberação progressiva das promoções verticais e horizontais para os professores, a partir do mês de março; a alteração da Lei do Porte das Escolas, enviada para apreciação na Assembleia Legislativa, beneficiando centenas de gestores em todo o estado; e o cumprimento do piso salarial nacional, que está em definição pelo Governo Federal e deve ser anunciado no início de 2013.


      A secretária Betania Ramalho destacou a importância da mudança na Lei do Porte das Escolas, que é um reordenamento das escolas segundo o número de alunos. "Isso eleva a alta estima dos diretores, que terão as suas gratificações reajustadas positiva e expressivamente, na maioria dos casos. Em algumas situações, dependendo do porte da escola, o gestor terá um aumento de 100% na gratificação", disse.


     Sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Educação, a Secretária anunciou que a comissão que trata do assunto está sendo retomada e reorganizada. "Até porque muitos dos integrantes já não tinham interesse em continuar. Esse plano será readequado ao Plano Nacional da categoria e à Lei do Piso", ressaltou Betania Ramalho.


     Outro anuncio importante feito pela governadora Rosalba Ciarlini foi a criação do Complexo Kennedy, que vai reunir em torno do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP, as etapas de ensino dos Anos Iniciais do Fundamental, com as Escolas Presidente Kennedy e Joaquim Torres, dos Anos Finais do Fundamental, com a Escola Estadual Manoel Villaça, e o Ensino Médio, com a Edgar Barborsa.


    "A expectativa é que possamos criar um complexo de excelência, que sirva de modelo para todas as escolas da rede, onde o aluno comece estudando na Escola Kennedy ou no Joaquim Torres, que possuem excelente Índice de Desenvolvimento da Educação - IDEB, passe para o Manoel Villaça e conclua no Edgar Barbosa", disse Rosalba.


     No balanço da gestão, a professora Betania Ramalho citou avanços como o reajuste acumulado de 63,77%, que deu início a uma política de valorização do magistério, com liberação de duas mil aposentadorias, pagamento de atrasados a professores temporários, liberação de quinquênios retidos desde 2006 e a implantação do Sistema de Gestão da Educação.


     "Destaco, ainda, a compra de 266 novos ônibus para o transporte escolar, a entrega de 49 escolas reformadas, outras 22 que estão em reforma, e as 120 que passaram por manutenção. Ressalto a tranquilidade com que os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte têm sido realizados, as conquistas nacionais de alunos, professores e gestores, o sucesso da implantação do Sistema Integrado de Gestão da Educação - SIGEduc, e a convocação de mais de três mil professores. A Educação Estadual está vivendo um grande momento e, se Deus quiser, 2013 será um grande ano", disse a Secretária de Educação.


      Assim como a Governadora, a secretária Betania Ramalho destacou e agradeceu o trabalho de todos os técnicos da Secretaria e gestores das Diretorias Regionais de Educação - DIREDS, "sem os quais não teríamos conseguido resultados tão expressivos, em apenas dois anos. Aproveito para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo de muitas alegrias para todos os servidores".


      No evento desta quinta-feira, foram premiados ainda professores, alunos, gestores e escolas que conquistaram destaque nacional e internacional no ano de 2012. Eles receberam a Comenda do Mérito da Educação. Já os profissionais da imprensa e os veículos de comunicação também foram agraciados com a Comenda Amigos da Educação, pela prestação de serviços a favor das famílias norte-rio-grandenses, com o acompanhamento diário das ações da Educação Estadual.

Matéria Extraída de: http://www.rneducacao.com/

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Escolas municipais promovem confraternizações e premiam melhores alunos




 


 A Prefeitura de Riacho da Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu durante toda a semana, festividades de encerramento do ano letivo nas escolas do município onde os alunos assistiram a apresentações culturais, participaram de atividades lúdicas, colação de grau, e receberem premiações por seus desempenhos durante o ano.
  
Rei e Rainha da Noite do Pijama da E. M. Camila de Léllis
Na terça-feira, 18, a Escola Municipal Camila de Léllis realizou a tradicional VII Noite do pijama, com os alunos das séries iniciais da escola que participaram do desfile para a escolha do Rei e Rainha do Pijama, da Mais Bela Voz, além de uma discoteca infantil. Logo após, os alunos foram para seus “acampamentos” onde passaram a noite em atividades lúdicas. Ponto alto da “Noite do Pijama” foi a apresentação do Grupo de Faltas “Jovem Tocador”, que é composto por alunos da própria escola e tem como maestro o professor Luis Carlos.
Grupo de Faltas Jovem Tocador fez bela apresentação
Já na noite desta quarta–feira, 19, a Creche e Pré-Escola Mundo Feliz realizou a Colação de Grau dos Doutores do ABC. Este ano 42 alunos, concluíram a Pré-escola e ingressarão no Ensino Fundamental em 2013.

A cerimônia de colação de grau ocorreu já nas novas instalações físicas da Creche Modelo Pró-Infância, que a partir de 2013 receberá todo o ensino infantil do município que terá um espaço, amplo, moderno de com condições que permitiram oferecer um ensino de maior qualidade. 
Juramento dos Graduandos da Creche e Pré-escola Mundo Feliz
Presente à cerimônia, o prefeito Marcos Aurélio falou sobre a satisfação em participar da cerimônia já na sede da nova escola, “É para mim uma satisfação realizar esse sonho de nossa gestão que é poder entregar a nova sede da Creche Mundo Feliz. Esta obra é de grande importância para a educação do nosso município, pois, possibilitará oferecer um melhor ensino às nossas crianças já nas séries iniciais, visto que a escola é pedagógica e fisicamente estruturada para esse fim”, ressalta Marcos.      



Prefeito Marcos Aurélio presentei aluna Nota 10

Fechando a semana de confraternizações, a quinta-feira, 21, foi marcada pela cerimônia de encerramento dos trabalhos da Escola Municipal Camila de Léllis com a confraternização dos alunos do Ensino Fundamental Maior e EJA. A cerimônia contou com jantar, apresentação do grupo de faltas Jovem Tocador, discoteca, entrega da premiação do “Aluno nota 10”, que premiou com tabletes os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental Maior e EJA, que tiveram o melhor rendimento escolar durante o ano letivo 2012, e que está em sua segunda edição.

A iniciativa da administração municipal de terminar o ano letivo com confraternizações visa valorizar o aluno, seu desempenho e transformar efetivamente a escola em um espaço coletivo de harmonia, onde pais e alunos posam perceber cada vez mais que a escola está presente para ajudar da melhor maneira possível na formação do discente.


Fotos: Lázaro Melo/ Socorro Fotografia

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz realiza Colação de Graus dos Doutores do ABC

       A Creche e Pré-Escola Mundo Feliz realizou na noite desta Quarta-Feira, 19, a Cerimônia de Colação de Graus dos Doutores do ABC. O evento aconteceu na nova Creche Modelo do Pro-infância, em fase de conclusão, e contou com a presença de autoridades do município, dentre elas a Secretária Municipal de Educação Lindalene Rêgo, do Prefeito Marcos Aurélio, da Prefeita recém-diplomada Bernadete Rêgo, dentre outros.

Foto
Criança na Entrada da Cerimônia

        Como sempre a equipe da Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, sob a Coordenação da Diretora Fátima Araújo, surpreendeu a todos com uma grande festa. Motivos natalinos enfeitavam o local que mostrou magia e emoção em um clima harmônico, num ambiente aconchegante onde as crianças mostraram-se bastante a vontade.

Foto
Crianças durante Juramento!

        A cerimônia de Colação de Graus dos Doutores do ABC teve início por volta das 19:30. Na ocasião colaram graus as crianças das Turmas: "Pinheirinho do Natal" da Professora Irismar e Auxiliar Leonardo e da turma "Estrelinha do Natal" da Professora Revelúcia e Auxiliar Itamara. O evento celebrou a formatura de 42 crianças que ingressarão no Ensino Fundamental em 2013. O Prefeito Marcos Aurélio falou aos presentes, mostrando sua satisfação em cumprir mais um de seus desejos que é a realização da Colação de Graus na nova Sede da Creche e ainda destacou a grande importância da obra para a educação das crianças do município, estas que vão chegar ao Ensino Fundamental bem mais preparadas, visto que, a Creche Modelo do Pro-infância conseguirá dá um  maior suporte à educação dos pequeninos a partir do Ano Letivo 2013.

Foto
Secretária Lindalene Rêgo quando da Entrega dos Diplomas

        A Diretora Fátima Araújo frisou a sua enorme satisfação de está conseguindo realizar a Cerimônia de Formatura 2012 nas novas instalações da Creche, tendo mais de 95% da Obra finalizada, e principalmente por isto se dá ao lado de dois grandes gestores municipais, Marcos Aurélio e Bernadete Rêgo, bem como, com as ilustres presenças da Secretária Municipal de Educação Lindalene Rêgo e demais autoridades.

Foto
Cerimonialista Verônica Sá

Fotos: Idalécio Soares
Mais Fotos:  CLIQUE AQUI!!!


Fotos: Socorro Oliveira
CLIQUE AQUI!!!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Escola Camila de Léllis realiza VII Noite do Pijama

            A Escola Municipal Camila de Léllis, realizou na noite de ontem a VII Noite do Pijama. O evento que já é tradição na instituição também contou com os tradicionais Desfiles para escolha do Rei e Rainha do Pijama 2012, A mais Bela Voz da escola e uma animada Discoteca.


Diretora Clédina Mafaldo ao lado da Secretária de Educação Lindalene Rêgo

         A VII Noite do Pijama teve início durante a tarde com a chegada dos Pais dos Alunos trazendo seus pertences: colchões, colchonetes, pijamas, escova de dentes, dentre outros. A chegada das crianças foi por volta das 18:30, as quais foram conduzidas aos seus alojamentos. As 19:30 foi servido um Jantar e em seguida deram-se início aos festejos da Noite do pijama 2012, com os Desfiles para escolha do Rei do Pijama 2012 e Rainha do Pijama 2012, a mais Bela Voz também foi um momento bastante esperado pelas crianças que acompanharam os colegas nas suas apresentações. Na sequência, as crianças foram surpreendidas pela Chegada do Papai Noel que atraiu a atenção de todos.


Foto
Papai Noel encanta as Crianças!

          O Projeto Jovem Tocador coordenado pelo Professor Luiz Carlos fez sua primeira apresentação. O Projeto criou um Grupo de Flauta doce na escola e na oportunidade o Grupo fez sua Estréia. O Grupo é formado por alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e visa introduzir a educação musical na escola com vistas na cidadania.


Profº. Luiz Carlos Coordenando o Grupo de Flautas Doce do projeto Jovem Tocador


Foto
Secretária Lindalene Rêgo com o Projeto Jovem Tocador

           A VII Noite do Pijama também contou com a comemoração do aniversário de três crianças, onde um bolo gigante foi compartilhado com todos os presentes. Logo após, a Discoteca animou as crianças que  posteriormente foram conduzidas aos alojamentos, direcionados à escovação dos dentes, banho e recondução aos alojamentos para dormir. Na manhã desta Quarta-Feira, 19/12, as crianças terão um Café da Manhã especial na companhia dos pais, receberão lancheiras e participarão de sorteios de brindes, celebrando o fim da VII Noite do Pijama da Escola Municipal Camila de Léllis.

          Para a Diretora Clédina Mafaldo a noite do Pijama é um momento de celebração do final do ano letivo não só para os alunos mas para todos os funcionários da escola, estes que se envolvem com grande determinação na Ornamentação de cada cantinho, em preparar cada prato, na embalagem de cada presente. Os esforços dos que fazem a escola na noite do Pijama, são também os esforços de todos durante todo o Ano Letivo, por isso considera a Noite do Pijama como uma Grande Confraternização!


Crianças durante o Jantar


Mesa Julgadora


Coral do Projeto Jovem Tocador


Fotos: Socorro Oliveira

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Eleitos são Diplomados - Perspectivas para a Educação!!!


    Na noite desta Terça-Feira, 11/12, os Prefeitos e Vereadores dos municípios de Portalegre, Riacho da Cruz, Taboleiro grande e Viçosa foram Diplomados em Cerimônia no Hotel Portal da Serra, em Portalegre/RN. O evento teve início as 19 hs e foi presidido pelo Juiz da 63ª Zona Eleitoral Dr. Cornélio Alves de Azevedo Neto.
     A Prefeita Eleita Bernadete Rêgo e o Vice-Prefeito Eleito Adiel foram Diplomados, seguido da Diplomação dos Nove Vereadores que representarão o Legislativo Municipal: Borracheiro, João de Osvaldo, Jackson, Edmilson Cavalcante, Paulo César, Gilson Amorim, Cleomilson, Zé Lázaro e Iranilda, bem como também foram Diplomados os Suplentes de Vereador.
         Lembramos que Bernadete Rêgo foi eleita com 56,22 % dos votos válidos e assumirá o Cargo de Prefeita pela quarta vez no município de Riacho da Cruz/RN, tendo uma sólida e louvável história política no município, o que mostrou-se como ponto forte da campanha eleitoral que a consagrou vitoriosa nas urnas. 
      Também foram Diplomados os Prefeitos: Neto da Emater - Portalegre/RN, Toinho do Miragem - Viçosa/RN e Klebinha - Taboleiro Grande/RN. Ao final da Cerimônia, o Prefeito Eleito de Portalegre, Neto da Emater, discursou em nome dos demais prefeitos Diplomados, e o Discurso emocionado do Vereador mais votado de Portalegre, Adalberto Rêgo, foi um dos pontos altos da noite. Desejamos uma ótima administração a todos os Diplomados e que os próximos quatro anos tragam grandes vitórias por meio de políticas públicas inovadoras e compromissadas com a melhoria da qualidade de vida nos quatro municípios que compõem a 63ª Zona Eleitoral.
          Na área da Educação, os futuros Prefeitos e Prefeitas terão grandes desafios, tais como a Gestão do FUNDEB com as inovações e postulados do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, A implantação de novos Programas lançados pelo Governo Federal como o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Os novos gestores também terão o desafio de Impulsionar a Formação Continuada dos Profissionais do Magistérios com atenção nas Avaliações do Ministério da Educação. Todas estas ações unidas a investimentos maciços no setor podem viabilizar bons resultados no IDEB, em outras avaliações como a Provinha Brasil, As Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática, dentre outras e conseguir impulsionar e fortalecer a educação na região.




Cobertura Completa Aqui!

Mais Fotos Clique Aqui -  Fotos por Socorro Oliveira

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Recebemos nosso Terceiro Selo Unicef - Uma FORTE Conquista do POVO de RIACHO DA CRUZ


      O município de Riacho da Cruz/RN recebeu pela Terceira vez consecutiva o reconhecimento do Unicef com a Certificação do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012. A Solenidade Oficial de certificação Estadual aconteceu na tarde de ontem, 10/12, no Centro de Convenções na capital, Natal/RN. 
   O evento contou com a presença dos prefeitos dos 46 municípios certificados no estado, de Articuladores, Presidentes dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, Crianças, Adolescentes e Autoridades dos Municípios. Na ocasião, a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, premiou os 46 municípios certificados com "Um Ônibus" destinado à educação municipal, a mesma frisou ainda, o compromisso em proporcionar o acesso de qualidade das crianças e adolescentes potiguares à escola.
      Riacho da Cruz é um dos 12 municípios do RN certificado por três vezes com o reconhecimento do Unicef, o prêmio mostra o quão sólido é o compromisso da gestão pública municipal em efetivar e desenvolver de maneira contínua e eficaz políticas públicas voltadas a área da infância e adolescência.
         O município de Riacho da Cruz esteve representado na Cerimônia de Certificação do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012 com a presença do Prefeito Municipal Marcos Aurélio e a Primeira Dama Renata, dos articuladores municipais dos diferentes setores administrativos e dos Adolescentes Antônio Barbosa e Francisca Suênia. Parabenizamos a atual gestão pela conquista do reconhecimento do Unicef e, acima de tudo, pela atenção e investimento em políticas públicas que estão fazendo o Mundo Ver Riacho da Cruz/RN com Bons Olhos!!!

Diplomação dos Eleitos para a Gestão 2013-2016


     A Diplomação dos Eleitos para o Pleito 2013-2016 acontece na noite desta Terça-Feira, 11/12, na cidade de Portalegre/RN, a Cerimônia presidida pelo juiz da 63ª Zona Eleitoral, Dr. Cornélio Alves de Azevedo Neto, responsável pelas eleições nos municípios da Zona Eleitoral de Portalegre. Na ocasião, serão Diplomados Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores dos municípios de Portalegre, Riacho da Cruz, Taboleiro Grande e Viçosa, seguindo a ordem do maior ao menor eleitorado.
       A Cerimônia de Diplomação terá início as 19 horas, tendo como palco o Hotel Portal da Serra, situada à Rua Botânica Bela Vista, s/n, Centro, Portalegre/RN. Após a Diplomação dos eleitos de todos os municípios, será realizada a diplomação dos suplentes de vereador seguida da Declaração Oficial de Diplomação dos eleitos pelo MM. Juiz Eleitoral da 63ª Zona e do Discurso dos representantes de vereadores e prefeitos eleitos.
      Em Riacho da Cruz, a Prefeita Bernadete Rêgo será Diplomada, bem como seu Vice Adiel e os Nove Vereadores Eleitos: Borracheiro, João de Osvaldo, Jackson, Edmilson Cavalcante, Paulo César, Gilson Amorim, Cleomilson, Zé Lázaro e Iranilda.
       Bernadete Rêgo foi eleita com 56,22 % dos votos válidos e assumirá o Cargo de Prefeita pela quarta vez no município de Riacho da Cruz/RN, tendo uma sólida e louvável história política no município, o que mostrou-se como ponto FORTE da campanha eleitoral que a consagrou vitoriosa nas urnas. 

http://www.riachodacruzdeverdade.blogspot.com.br/2012/12/diplomacao-dos-eleitos-acontece-na.html

         
         A SMEC saúda todos os que serão Diplomados para a Gestão 2013-2016 atentando para a importância de cada um dos gestores municipais, sejam eles do Poder Executivo ou Legislativo, tendo em vista que todos têm grande importância na continuação da efetivação das políticas públicas na área da educação e ainda da potencialização das ações e construção de novas políticas públicas que venham auxiliar no fortalecimento da educação municipal, esta que tem passado por um amplo processo de expansão que se reflete nos bons resultados obtidos nas avaliações do MEC e na conquista do Selo Unicef município Aprovado. 


Prefeita eleita Bernadete Rêgo ao lado do Vice Adiel Régis

sábado, 1 de dezembro de 2012

Notícias do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa!



44. O nosso município/ estado já fez a adesão ao Pacto e às Ações do Pacto. Quais são as próximas etapas?
Cada ator tem responsabilidades específicas no âmbito do Pacto e das Ações do Pacto. Até o final de 2012 e primeiro semestre de 2013, o calendário de atividades proposto pelo MEC é o seguinte:

a) Para os Coordenadores estaduais e municipais
Mês/Ano
Atividades Previstas
Setembro/ 2012
Iniciar seleção para escolha dos Orientadores de Estudo
Outubro/2012
Informar, no SIMEC, os Orientadores de Estudo da rede e assegurar a matrícula deles junto à IES formadora
Outubro a Dezembro/2012
Instituir a Coordenação Institucional do Pacto e realizar a primeira reunião de trabalho (somente para as coordenações estaduais)
Novembro/ 2012
Definir, com IES formadora, calendário acadêmico e polos de formação
Reunir Orientadores de Estudo e debater calendário de atividades, polos e organização das turmas
Dezembro/ 2012
Acompanhar a primeira etapa de formação dos Orientadores de Estudo junto à IES formadora (Módulo Inicial – 40h)
Janeiro/2013
Informar, no SIMEC, os Professores Alfabetizadores que participarão da formação e organizar turmas
Fevereiro/2013
Assegurar a matrícula dos Professores Alfabetizadores junto à IES formadora
Março/2013
Acompanhar a entrega dos materiais pedagógicos nas escolas da rede
Monitorar a realização dos encontros presenciais de formação entre Orientadores de Estudo e Professores Alfabetizadores
Abril/ 2013
Monitorar a aplicação da Provinha Brasil nas escolas da rede
Abril a Maio/ 2013
Acompanhar a segunda etapa da formação dos Orientadores de Estudo junto à IES formadora
Maio a Junho/ 2013
Monitorar a realização dos encontros presenciais de formação entre Orientadores de Estudo e Professores Alfabetizadores
Junho a Julho/ 2013
Acompanhar a terceira etapa da formação dos Orientadores de Estudo junto à IES formadora
Julho a Dezembro/ 2013
Realizar demais atividades previstas.











b) Para os Orientadores de Estudo 

Mês/Ano
Atividades Previstas
Setembro/ 2012
Iniciar seleção para escolha dos Orientadores de Estudo
Outubro a Novembro/2012
Adotar providência para matrícula no curso de formação de Orientadores de Estudo junto à IES formadora (conforme calendário acadêmico definido pela universidade)
Novembro/ 2012 a Fevereiro/ 2013
Iniciar curso de formação (realização do Módulo Inicial de 40h)
Fevereiro a Março/2013
Realizar 1º encontro de formação com Professores Alfabetizadores da rede
Abril a Maio/2013
Participar da segunda etapa de formação dos Orientadores de Estudo junto à IES formadora
Realizar 3º encontro de formação com Professores Alfabetizadores da rede
Maio a Junho/2013
Realizar 4º encontro de formação com Professores Alfabetizadores da rede
Junho a Julho/2013
Participar da terceira etapa de formação dos Orientadores de Estudo junto à IES formadora
Julho a Dezembro/ 2013
Participar das próximas etapas da formação, dar continuidade à formação dos professores alfabetizadores e realizar demais atividades previstas.


c) Para os Professores Alfabetizadores 

Mês/Ano
Atividades Previstas
Janeiro a Fevereiro/2013
Adotar providência para matrícula no curso de formação de Professores Alfabetizadores
Fevereiro a Março/2013
Participar do 1º encontro de formação com Orientador de Estudo da rede
Março/2013
Receber e utilizar materiais pedagógicos junto aos alunos do ciclo de alfabetização
Março a Abril/2013
Participar do 2º encontro de formação com Orientador de Estudo da rede
Abril/2013
Aplicar a Provinha Brasil junto aos alunos do 2º ano do ensino fundamental
Abril a Maio/2013
Participar do 3º encontro de formação com Orientador de Estudo da rede
Maio a Junho/2013
Participar do 4º encontro de formação com Orientador de Estudo da rede
Julho a Dezembro/ 2013
Participar dos outros 4 encontros presenciais e realizar demais atividades previstas.
45. Números do Pacto (Censo Escolar 2011)

Nº escolas com matrículas no 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa
108.733
Nº de turmas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa
400.069
Nº de matrículas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa
7.980.786
Fonte: INEP

MAIS INFORMAÇÕES EM: http://pacto.mec.gov.br/passos.html