Pages

Ads 468x60px

SMEC - Riacho da Cruz/RN. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz inicia Elaboração da Proposta Pedagógica da Educação Infantil


Nesse dia 27/09, foi iniciada na Creche e Pré-Escola Mundo Feliz a elaboração da proposta pedagógica da Educação Infantil, com a participação de todo o coletivo escolar, com representação de pais e de membros do Conselho Municipal de Educação. Para facilitar a efetivação desse trabalho contamos com a iniciativa do Mec,  ao promover  capacitação incluindo  vários municípios, através da Assessora na área Pedagógica do FNDE, Fátima Simas Malheiros.             
Participaram dessa capacitação, coordenadores pedagógicos da Educação infantil, dos municípios contemplados com o programa Proinfância. Em nosso município contamos com a participação de Antonia Ilza Freitas, coordenadora da Creche e Pré-Escola Mundo Feliz e Verônica de Melo Sá, técnica da Secretaria Municipal de Educação. Para a efetiva elaboração da proposta contamos com a professora Graça Pinheiro, convidada pela Secretaria Municipal de Educação, dada a sua grande experiência, nesse assunto para também, conduzir conosco o trabalho de elaboração que iniciamos ontem, junto ao coletivo escolar para estudar, discutir e refletir sobre todo o aporte teórico que fundamentará a elaboração da nossa proposta pedagógica, que requer muito estudo para a sua construção e assim, nossos encontros se estenderá por mais uma semana.  
Para que os leitores entendam melhor o que é Proposta Pedagógica, retiramos do texto das Diretrizes nacionais curriculares para a educação infantil. (pg. 13), a seguinte definição: "Proposta pedagógica ou projeto político pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar". 

Veja as fotos:














Riacho da Cruz participa de Capacitação no município de Fernando Pedroza - RN

           O Município de Riacho da Cruz esteve participando de mais uma Etapa da Capacitação que tem como objetivo Elaborar a proposta Pedagógica da Educação Infantil. Os encontros são mediados Pela Técnica Pedagógica do FNDE, Fátima Simas, que já presidiu os encontros nos municípios de Natal, Mossoró e Pau dos Ferros, desta vez, o município de Fernando Pedroza/RN foi palco para mais uma etapa da Formação. A Assembleia aconteceu na última Terça-Feira, 25/09, no Plenário da Câmara Municipal onde foi apresentada a Proposta-Modelo para que os municípios participante pudessem acompanhar a Estrutura do Documento e, desta forma, impulsionar a Construção das Propostas nos Municípios, adequando as diferentes realidades. Participaram da Ação a Coordenadora Pedagógica da Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, Ilza Fraitas, e a Técnica da SMEC, Verônica Sá.

Veja como vai ficar a Nossa Creche Modelo!!!







quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil do RN

       O município de Riacho da Cruz/RN, foi um dos poucos município da Região Oeste do estado que esteve presente do Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e de Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho do RN. O Evento realizado no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte - UFRN sob a Coordenação do Fórum dos Direitos da Criança Criança e do Adolescente - FOCA/RN e do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE refletiu acerca das mudanças na Legislação vigente no tocante a inserção dos jovens aprendizes no mercado de trabalho, refletindo sobre as piores formas de trabalho infantil e articulando juntamente com os diferentes órgão representados a respeito das ações que irão compor o Plano de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho.
         No Primeiro dia, Terça-Feira, 25/09, após a Abertura Oficial, aconteceram diferentes palestras e Debates, bem como a apresentação de Vídeos Gravados por Emissoras de Tv em municípios do RN onde foram identificadas algumas das piores formas de trabalho infantil, bem como  Apresentação Cultural de Crianças do Peti.







            No Segundo dia, além das Palestras e Debates, aconteceu um espaço de reflexão acerca das Práticas de Aprendizagem no RN, a Contação de História por Daluzinha, Apresentação de Experiências de Jovens Aprendizes, e por último a Apresentação e Aprovação das Propostas para a Otimização do Plano de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e inserção dos Jovens aprendizes no Mercado de Trabalho nos mais variados municípios do nosso estado.







Reunião do Programa Mais Educação

        O Técnico da SMEC, Prof.º Lázaro Melo, participou na última Terça-Feira, 25/09, de uma Reunião Técnica no Setor Administrativo da SEEC/RN no Auditório "Angélica Moura" referente ao Programa Mais Educação. O encontro possibilitou o esclarecimento a respeito das principais dúvidas no tocante ao processo de implantação do programa no município. Riacho da Cruz fez adesão ao Mais Educação no início do ano, tendo uma escola contemplada com a Oferta de Educação em Tempo Integral, a Escola Municipal Camila de Léllis. Foram disponibilizados dois profissionais para atuarem diretamente com o programa, o Técnico Lázaro Melo, responsável pela alimentação dos dados do Programa Mais Educação - PME no sistema e a Professor Comunitária/ Coordenadora do PME Izaete Paiva.
       A Escola Municipal Camila de Léllis, ofertará a Educação Integral ainda em 2012, para tanto, a Coordenadora do Programa, a Prof.ª Izaete Paiva participará de uma Capacitação no início de Outubro, e, retornando ao município, atuará como formadora/capacitadora dos Monitores que atuarão com os alunos no contra-turno nas Atividades: Letramento, Banda Fanfarra, Teatro, Karatê, Futsal e Hortas. 
          Na reunião, além dos prazos, foi discutindo acerca da necessidade de Desenvolver boas práticas no Contra-Turno que venham a fortalecer o trabalho pedagógico até então desenvolvido pelos professores em sala de aula, num processo de construção coletiva, onde ambas as atividades estejam em contínua ligação.

Fotos:





Obrigado pelos 12.000 Acessos!

      O Blog da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos - SMEC de Riacho da Cruz agradece a todos os internautas e leitores deste veículo de informação por mais uma conquista, Já são mais de 12.000 acessos ao nosso Blog, o que mostra a credibilidade das informações aqui veiculadas, levando ao conhecimentos da comunidade riachocruzense, bem como, a rede mundial de computadores, as ações desenvolvidas no tocante a Educação no Município, abrangendo também assuntos de interesse social que de alguma forma são de interesse da população local e que estão diretamente ligados a formação do cidadão. Acreditamos e confianmos que esta parceria nos proporcionará muitas e muitas conquistas futuras. Nosso MUITO OBRIGADO!!!


domingo, 23 de setembro de 2012

Reunião do Programa MAIS EDUCAÇÃO em Natal


         A Presidenta da UNDIME/RN, Profª. Maria Edineide  de Almeida Batista e a Coordenação Estadual do Programa Mais Educação na pessoa da Professora Luciene Urbano,  convocam Secretários Municipais  de Educação e/ou seu Representante, bem como o coordenador do Programa Mais Educação nos municípios, que firmaram Adesão ao Programa Mais Educação 2012, para uma reunião informativa  a respeito da execução do programa que consiste na oferta da Educação em Tempo Integral. O Encontro terá como objetivo  o repasse de informações  sobre a utilização dos recursos  destinados ao programa e contará com a presença de Representantes do município de Riacho da Cruz. A Assembléia acontecerá no próximo dia 25/09, as 9 hs da manhã no Auditório "Angélica Moura", da Secretaria do Estado da Educação e da Cultura - SEEC/RN, localizado no Centro Administrativo do Estado, BR 101, KM 0, Lagoa Nova, em Natal/RN.
                O município de Riacho da Cruz, que efetivou a Adesão ao Programa Mais Educação em 2012, iniciará a Oferta de Educação Integral com alunos do Ensino Fundamental nos seguintes Macro-campos: Acompanhamento Pedagógico tendo como Atividade o Letramento, Cultura, Artes, Educação Patrimonial nas Atividades Banda Fanfarra e Teatro, Esporte e Lazer com as Atividades Karatê e Futsal Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável com a Atividade Hortas. As atividades a serem desenvolvidas no Programa Mais Educação tem como parceiro o Programa Segundo Tempo, bem como os Projetos Pedagógicos até então desenvolvidos na Escola Municipal Camila de Léllis, tendo a Profª. Izaete Paiva como Professora Comunitária.



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Atividades Voluntárias são desenvolvidas na E. M. Camila de Léllis por Cursista do PRONATEC


       O Aluno do Curso de Recreação do PRONATEC/IFRN Campus Pau dos Ferros, Lucas Rafael Nunes está desenvolvendo ATIVIDADES VOLUNTARIAMENTE na Escola Municipal Camila de Léllis com os alunos do 4º ano “A”, “B”, e “C”. Durante suas aulas são trabalhadas atividades recreativas que estão tendo grande aceitação das crianças nas turmas com as quais o trabalho se desenvolve.
           Além disso, o trabalho aponta os efeitos positivos que os cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte - IFRN, especificamente no Campus Pau dos Ferros, vêm trazendo uma grande contribuição para a formação profissional dos jovens da nossa cidade. Ações como esta além de motivar o trabalho voluntário despertam a atenção para que bons profissionais se destaquem no Mercado de Trabalho, não só no campo da Educação, como em diferentes áreas de atuação.
   Segundo Nota do Blog "http://bemcamiladelellis.blogspot.com.br/2012/09/curso-do-ifrn-recreacao.html" postagem feita pela Professora Alixandrina Rodrigues "O aluno, além de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso auxilia no trabalho com os conteúdo, uma vez que os alunos ao se exercitarem, na medida que brincam, aprenderem de uma maneira ímpar".
           A SMEC parabeniza o jovem Rafael pelo excelente trabalho desenvolvido assim como a Gestão da E. M. Camila de Léllis por apoiar práticas pedagógicas inovadoras que além de ampararem a didática desenvolvida pelos professores também acrescentam no que se diz respeito a necessidade de toda a comunidade está acompanhando e somando para que a escola se fortaleça cada vez mais. Pois a Educação é para Todos e Feita Por Todos, pois, quando Família, Escola e Amigos dedicam um pouco do seu tempo às nossas crianças os resultados com certeza serão altamente promissores!