Pages

Ads 468x60px

SMEC - Riacho da Cruz/RN. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Mobilização marcará início dos trabalhos do Programa Segundo Tempo


           O município de Riacho da Cruz, como é do conhecimento de todos, está mais uma vez recebendo o Programa Segundo Tempo, este que tem o objetivo de oferecer atividades esportivas, lúdicas e educativas a crianças e adolescentes no contra-turno dos seus respectivos horários de aulas. Desse modo, o objetivo principal do Programa que é uma parceria da Prefeitura Municipal e Governo Federal é atuar no tempo ocioso dos nossos jovens afim de tirá-lo das ruas oferecendo atividades que auxiliam no seu desenvolvimento físico e ainda contribuem para o bom desempenho nos estudos, num período onde os mesmos recebem alimentação adequada e de boa qualidade. Tudo começou com a adesão ao Programa Segundo Tempo e a adequação para receber o programa no município, na sequência, aconteceu o Processo Seletivo para escolha dos Coordenadores de Núcleo e Monitores do Programa, seguida do período de adequação as normas e particularidades exigidas pelo Governo Federal e ao mesmo tempo foi realizado o Cadastro das Crianças e Adolescentes e a Formação Inicial dos Coordenadores e Monitores, que Planejaram Atividades Educativas, Lúdicas e Esportivas respeitando as particularidades de cada Núcleo. Neste contexto, os Cinco Núcleos de Funcionamento estão distribuídos dentre o Ginásio de Esportes, e as Quadras Poliesportivas do Acampamento II e do Projeto Crescer.


          Nesta Quarta-Feira, 01 de Agosto, acontecerá uma grande mobilização na comunidade local, tendo início as 7:00 hs da manhã, em frente a Prefeitura Municipal, onde na sequência, os alunos inscritos no Programa Segundo Tempo, juntamente com os diferentes setores da comunidade participarão de uma Caminhada pelas principais ruas da cidade, deslocando-se até o Ginásio de Esportes Gov. Dix. Sept. Rosado, onde acontecerá o início oficial do Programa com atividades lúdicas, apresentação dos núcleos e horários de funcionamento a todos os presentes. Na ocasião, as Equipes Diretivas, Pedagógica e demais funcionários das Escolas: Camila de Léllis, Camilo de Léllis, João Soares da Silva e Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, assim como do Programa de Erradicação do Trabalho infantil-PETI, do Pró Jovem Adolescente, bem como representantes de todas as Secretarias Municipais que, juntamente com o Prefeito Marcos Aurélio, estarão prestigiando o evento que celebra uma ação muito importante para a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes.

Projeto Trilhas Potiguares UFRN, mobilizou e desenvolveu atividades no município de Riacho da Cruz - RN






        Uma equipe formada por estudantes, dos mais diversificados cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN desenvolveram no município palestras, visitas, atividades recreativas, oficinas e outras atividades ligadas a diversas áreas como: saúde, educação, cidadania e esportes. O encerramento aconteceu nesse sábado 28/07/2012 na Adega Balneário da cidade.

          A missão do projeto foi propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades. As ações do projeto estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular.

       O Programa Trilhas Potiguares é uma iniciativa inovadora de atuação em comunidades, criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no final de 1995. Em cinco anos de atuação o Programa já atuou em 37 municípios do Rio Grande do Norte, incluídos na região mais seca do estado. Com a participação de cerca de 2000 voluntários, entre alunos, professores e funcionários da UFRN, estima-se que a população, beneficiada até o momento, pelas diversas ações do Programa, chegue a mais de 100.000 pessoas. Durante a realização do Programa, em 1996 e 1997, a Pró-Reitoria de Extensão promoveu concursos de fotografias e crônicas de viagens com o objetivo de abrir espaço para a criatividade e percepção social crítica da comunidade universitária.

           Alunos e servidores da UFRN podem participar. Maiores informações podem ser obidas diretamente na Pró-Reitoria de Extensão (Prédio da Reitoria), através do telefones: (0xx84)215-3232 / 215-3265.


FOTOS:










































quinta-feira, 26 de julho de 2012

Educacenso 2012





O Educacenso 2012 teve início no dia 30 de junho e vai até 31 de julho. O censo da educação tem como finalidade levantar dados individuais de cada professor, turma, estudantes e escola do Brasil da rede pública e privada. E será com base nesses dados que serão realizados planejamentos e distribuições de recursos para livros didáticos, transporte e alimentação escolar, dentre outros recursos destinados à educação municipal. Em Riacho da Cruz, as escolas que contemplam a Rede Municipal de Ensino já estão se mobilizando e grande parte do Censo já foi realizado, faltando poucos cadastros para fechar o Censo 2012. A SMEC parabeniza as instituições pelo empenho e alerta para os prazos!

Oficina de Desenho e Pintura






Durante toda a semana os jovens e adolescentes de Riacho da Cruz tem a possibilidade de aprender técnicas de expressão artística na oficina “Desenho e Pintura” ministrada por Amanda Pereira aluna do curso de Design da UFRN.

Amanda espera ensinar um pouco das artes visuais aos jovens de Riacho da Cruz, e que essa seja uma nova forma de expressão para eles. Com a ajuda da estudante de Biblioteconomia Thais Gevaise que também desenvolve propostas de atividades artísticas, a artista visual vem trabalhando técnicas como grafite, lápis de cor e tinta. Amanda diz esperar que ao menos um dos participantes saia da oficina pensando em seguir a carreira artística.
E pode ser que ela não tenha que esperar muito, a jovem Isabela Fernandes Rocha (12), disse que embora nunca tenha tido aulas de desenho sempre gostou de desenhar e está aproveitando essa oportunidade de conhecer o mundo das artes, ela ainda não sabe se seguirá a carreira artística por que ainda está muito cedo para isso, mas é uma opção e uma forma de melhorar seu conhecimento geral.

A oficina de desenho e pintura está sendo ministrada todas as tardes na Escola Estadual João Soares das 14h às 17h.
Fonte: http://trilhasriachodacruz.wordpress.com/

Caminhada incentiva os idosos para a prática de exercícios físicos


Os trilheiros Philipe Gabriel (Educação Física), Larissa Nascimento (Educação Física) e Mariana Fernandes (Comunicação Social) realizaram na manhã de terça-feira (24) uma caminhada com  o grupo de idosos no largo da prefeitura de Riacho da Cruz.
Antes de iniciarem a caminhada, os participantes fizeram alongamento para despertar o corpo e prevenir algum tipo de lesão muscular. Com o corpo já aquecido, os idosos caminharam pela Avenida Camila de Léllis em direção a Igreja Matriz.
Segundo Philipe Gabriel, o objetivo da atividade foi “estimular e incentivar a prática da atividade física”. No final da caminhada os trilheiros e idosos participaram de um café da manhã na sede do CRAS.

Oficina de dança movimenta Ginásio Dix-Sept Rosado


A população de Riacho da Cruz suou a camisa na primeira noite de oficina de dança, os mais de 30 inscritos participaram de uma aula dinâmica e descontraída no Ginásio de Esportes Dix-Sept Rosado. A oficina se estenderá por toda a semana sendo ministrada pelo professor Genar Fonsêca que é estudante do curso de Biologia na UFRN e professor de dança.
Nesse primeiro dia Genar, que contou com o auxílio de outros trilheiros, iniciou realizando um aquecimento e na sequência para descontrair a todos executou uns passos de Kuduro, pedindo logo em seguida para que os alunos formassem duplas para realizarem as coreografias de forró, ritmo popular em toda a região nordeste e por isso escolhido para as oficinas.

Fonte: 
http://trilhasriachodacruz.wordpress.com/

Oficina de Teatro


Explorar os sentidos: esse foi o objetivo da primeira aula da oficina de teatro, ministrada pela trilheira Mariana Fernandes conjuntamente com Genar Fonsêca e Bárbara Carvalho.
Os participantes fizeram alongamento, aquecimento vocal e jogos teatrais vivenciando aspectos fundamentais do teatro. Alguns dos jovens são integrantes do grupo de teatral da cidade, o grupo Flor do Mamulengo, coordenado pela professora Izaete Paiva e outros já participaram de oficinas de teatro , como é o caso de Potyra. Segundo ele “O teatro abre a mente” e a oficina oferecida pelo Trilhas Potiguares “especializa os jovens da cidade.”