Pages

Ads 468x60px

SMEC - Riacho da Cruz/RN. Tecnologia do Blogger.

sábado, 31 de março de 2012

Reunião do Conselho do FUNDEB

        Na tarde desta Quarta-Feira, 28/03, as 16:00 hs, os professores do município estiveram reunidos na Escola Municipal Camila de Léllis, onde discutiram junto ao Prefeito Municipal Marcos Aurélio, e o Conselho do Fundeb, que tem como Presidente o Professor Gilberto Souza.
          Na ocasião, o Presidente do Conselho do Fundeb, apresentou uma relatório dos recursos do FUNDEB destinados ao município de Riacho da Cruz. O Prefeito Marcos Aurélio frisou que o município não teria condições de repassar o reajuste de 22,22% no piso salarial, valor determinado pelo Ministério da Educação, e por isso, durante o período de votação do reajuste do piso salarial do magistério o Prefeito se deslocou até Brasília-DF, no intuito de apresentar a real situação do município.

Fotos da Reunião:

Professor Gilberto Souza Presidente do Conselho do Fundeb

Professor Gilberto Souza durante a Reunião

Reunião de Lançamento do Programa Trilhas Potiguares

          A tarde desta Quarta-Feira, 28/03, foi marcada pela reunião de Lançamento do Programa Trilhas Potiguares no município de Riacho da Cruz, o encontro foi realizado no Auditório da Casa das Famílias-CRAS para que os diferentes representantes municipais pudessem tomar conhecimento do Programa Trilhas Potiguares e também iniciar o processo de levantamento das demandas, tendo em vista que o mesmo consiste em analisar a realidade local identificando problemáticas para que a partir de então possamos traçar caminhos para enfrentarmos as dificuldades. 
       O próximo passo é a divulgação do programa no município pelos representantes dos diferentes setores que estiveram presentes no encontros e que discutiram a respeito das oficinas mais viáveis para serem desenvolvidas no município.
          Nesta Terça-Feira, 03/04, o Coordenador do programa, representante do PROEX/UFRN estará presente no nosso município para ouvir e discutir juntamente com os representantes, as demandas que o município pretende viabilizar para o desenvolvimento das oficinas no mês de julho. O Prefeito Marcos Aurélio confirmou o apoio a caravana composta pelo Coordenador do Programa e os 20 alunos da UFRN que estarão a frente das oficinas, a Secretária Lindalene Rêgo mostrou bastante interesse em trazer o programa para o município atentando para o possível desenvolvimento de oficinas que venham beneficiar o campo educativo.

Fotos:

Fotos da Reunião

Fotos da Reunião

terça-feira, 27 de março de 2012

Programa Trilhas Potiguares

     A última Sexta-Feira 23/03 foi marcada por uma Reunião na sala dos colegiados, Prédio da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Campus Central, na Capital Natal, às 8:00 hs da manhã. Na ocasião a Técnica da SMEC do município de Riacho da Cruz esteve presente no momento onde os municípios contemplados pelo Progarma Trilhas Potiguares receberam informações acerca do funcionamento do projeto. Além disso foram discutidas questões referentes ao bom desenvolvimento do programa nos municípios bem como elaboradas críticas e sugestões afim de auxiliar no desenvolvimento de ações mais eficazes e de interesse dos municípios do estado do Rio Grande do Norte.
      No município, está acontecendo a mobilização dos representantes dos diferentes segmentos governamentais ou não, para que na reunião a ser realizada nesta Quarta-Feira, 28/03 possam tomar conhecimento do Programa Trilhas Potiguares e também iniciar o processo de levantamento das demandas, tendo em vista que o mesmo consiste em analisar a realidade local identificando problemáticas para que a partir de então possamos traçar caminhos para enfrentarmos tais dificuldades. O Programa que é Coordenado pelo PROEX/UFRN em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação , visa ofertar oficinas afim de desenvolver habilidades nas diferentes áreas: educação, saúde, cultura, entre outros para que os cidadãos riachocrusenses possam construir seus próprios modos de expressão.
      Está agendada para o próximo dia 03 de Abril "Terça-Feira", na Câmara Municipal de Riacho da Cruz, um a reunião do Coordenador do Programa Trilhas Potiguares que virá ao município para se reunir junto com os representantes municipais (Padre, pastores, secretários de educação, saúde, esporte, responsáveis por associações de idosos, pescadores, representantes dos professores, alunos e diferentes conselhos com atuação no municípios, diretores de escolas, entre outros). Onde serão discutidas mais afundo as demanda que o município entende como prioritárias e juntos faremos a elaboração do plano de ações a ser desenvolvido no município sob a coordenação do PROEX/UFRN.
       O Programa Trilhas Potiguares tem total apoio do município que alem de se inscrever junto a UFRN, disponibilizou pessoal para Coordenar o programa no município, assim como custeando as ações desenvolvidas no âmbito do projeto por meio de oficinas destinada aos setores e grupos prioritários.




Riacho da Cruz participa do I Seminário de Educação da Undime-RN

        Dentre os dias 22 e 23 e Março, o município de Riacho da Cruz este representado na capital do estado, Natal, durante o I Seminário de Educação da Undime-RN que teve como tema central: Construindo e Articulando Saberes para uma Gestão Pública de Qualidade. O evento que aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação "Aluízio Alves" contou com a participação de representantes dos 167 municípios do estado do Rio Grande do Norte.
        O primeiro dia foi marcado pelo credenciamento as 8:00 hs, seguido da Apresentação Cultural do Grupo de Violinos da cidade de Goianinha-RN, após a Abertura Oficial deram-se início aos trabalhos com palestras informativas e debates, que, de início tratou de abordar o Regime de Colaboração, Estados e Municípios: Articulando Responsabilidades para uma gestão pedagógica de qualidade, tendo como palestrante o Prof. Rudemberg Honório Lisboa (Secretário de Educação do município de Goianinha e Presidente da Undime-RN, assim como pelo representante da Secretária de Educação do Estado do RN.
     O primeiro dia também discutiu as Ações e Inovações do PROINFO, por intermédio das Profªs. Aparecida Araújo e Zelda Caldas Coordenadoras do Proinfo da Undime-RN e da SEEC-RN, respectivamente. Dentre outras questões, as palestrantes trataram de frisar que o estado do Rio Grande do Norte foi o que mais formou professores para o uso das novas tecnologias no ano de 2011.
         A Profª. Rosângela Maria H. A. Nogueira, Coord. Executiva de Projetos/COEP/SEEC-RN, apresentou a Universalização do PDE ESCOLA/INTERATIVO, com foco em uma escola afetiva e por último a Prof. Antônia A. de S. Araújo (Presidente do Undime-PI) e o Dr. Hans K. M. Silva (Especialista em Direito Público), fizeram suas considerações a respito do Financiamento da Educação Básica x Base Legal (Jornada de Trabalho). Para encerrar o primeiro dia do seminário foram comemorados os 25 anos da Undime-RN com homenagem aos presidentes.
          O Segundo dia do Seminário tratou de abordar o SIGPC ( Sistema de Gestão de Prestação de Contas), da Resolução Nº 02 de 18 de Janeiro de 2012, com orientações sobre a operacionalização da Prestação de Contas ON LINE, sob as orientações da Coordenação Técnica do FNDE.



segunda-feira, 12 de março de 2012

1º Dia de Aula na Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

           A Segunda-Feira foi marcada pelo início das aulas na Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, que durante toda a semana anterior preparou carinhosamente cada cantinho da escola para receber as crianças em um ambiente aconchegante e acolhedor, mostrando a grande dedicação de todos os profissionais que fazem a instituição.
             Vamos acompanhar como ficou a decoração da escola:

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Professora Irismar Rêgo durante decoração das salas

Professora Luciene Paiva fazendo os últimos ajustes

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz


             Pela manhã as professoras e auxiliares receberam a criançada com muita música, balões coloridos e uma decoração que encantou e chamou a atenção tanto dos pequeninos quanto de seus pais.

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz


              A tarde não foi diferente, os pais também compareceram e junto as crianças puderam desfrutar da atraente ornamentação.

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz

Creche e Pré-Escola Mundo Feliz


Panorama Municipal Segundo o Senso Demográfico 2010 (IBGE)


Município: Riacho da Cruz / RN


Aspectos sociodemográficos


Demografia


        A população do município ampliou, entre os Censos Demográficos de  2000 e 2010, à taxa de 1,73% ao ano, passando de 2.667 para 3.165 habitantes. Essa taxa foi superior àquela registrada no Estado, que ficou em 1,35% ao ano, e superior a cifra de 1,08% ao ano da Região Nordeste. A taxa de urbanização apresentou alteração no mesmo período. A população urbana em 2000 representava 81,29% e em 2010 a passou a representar 84,49% do total.
      A estrutura demográfica também apresentou mudanças no município. Entre 2000 e 2010 foi verificada ampliação da população idosa que, em termos anuais, cresceu  2,1% em média. Em 2000, este grupo representava 12,4% da população, já em 2010 detinha 12,9% do total da população municipal.


Perfil social


     Dados do Censo Demográfico de 2010 revelaram que o fornecimento de energia elétrica estava presente  praticamente  em todos os domicílios. A coleta  de lixo atendia 87,8% dos domicílios. Quanto à cobertura da rede de abastecimento de água o acesso estava em  85,0% dos domicílios particulares permanentes e 59,5% das residências dispunham de esgotamento sanitário adequado.




Aspectos econômicos

Produção


         Entre 2005 e 2009, segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do município  cresceu 72,3%, passando de R$ 08,0 milhões para R$ 13,8 milhões. O crescimento percentual foi superior ao verificado no
Estado que foi de 56,2%. A participação do PIB do município na composição do PIB estadual aumentou de 0,04% para 0,05% no período de 2005 a 2009.



Mercado de trabalho



        Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o mercado de trabalho formal em  2010
totalizava 218 postos, 67,7% a mais em relação a 2004. O desempenho do município ficou acima da média
verificada para o Estado, que cresceu 36,6% no mesmo período.


           Os setores que mais aumentaram a participação entre 2004 e 2010 na estrutura do emprego formal do município foram Administração Pública (de 96,15% em 2004 para 97,25% em 2010) e Comércio (de 1,54% para 1,83%). A que mais perdeu participação foi Serviços de 1,54% para 0,46%.


Finanças públicas


           A receita orçamentária do município passou de R$ 3,8 milhões em 2005 para R$ 6,7 milhões em
2009, o que retrata uma alta de 77,0% no período ou 15,35% ao ano.

          A dependência em relação ao Fundo  de Participação dos Municípios (FPM) diminuiu no município, passando de 75,29% da receita orçamentária em 2005 para 68,97% em 2009.

         As despesas com administração,  educação,  saúde,  urbanismo e  assistência social foram responsáveis por 87,23% das despesas municipais. Em assistência social, as despesas alcançaram 7,08% do orçamento total, valor esse superior à média de todos os municípios do estado, de 5,18%.   








          Deste modo podemos conhecer um pouco mais a respeito do atual perfil do município de Riacho da Cruz-RN.







sexta-feira, 9 de março de 2012

Novo Ônibus Escolar Chega ao Município

           A Tarde desta Sexta-Feira, 09/03, foi marcada por uma grande novidade em Riacho da Cruz-RN, esta que veio beneficiar a muitos dos escolares que até então se deslocavam em carros que prestavam serviço ao município, e que a partir de agora podem contar com um Ônibus Escolar, novo e confortável. A conquista se deve ao empenho dos dirigentes municipais sempre empenhados em buscar melhoria para o município, não só na educação como nas diferentes áreas. O Prefeito Marcos Aurélio, que esteve em Brasília, e esta semana em Natal-RN, reivindicou alguns recursos que já começaram a chegar em nosso município prova disso é o novo ônibus escolar. Parabéns a todos os dirigentes municipais pelo empenho e principalmente parabenizamos os estudantes de Riacho da Cruz-RN, que serão os maiores beneficiados com a novidade.

Semana Saúde na Escola

         A Semana de 05 à 09 de Março foi bastante produtiva na Rede Municipal de Ensino de Riacho da Cruz, assim como também para as escolas estaduais da cidade, que estiveram fortemente empenhadas, juntamente com as Secretarias de Educação e Saúde, e a equipe do Programa Saúde na Escola - PSE.
      Na Segunda-Feira, 05/03, todas as escolas do município receberam a visita da equipe do PSE que instalaram os aparelhos que compõem os kits enviados pelo Ministério da Saúde às escolas. Todas as escolas receberam 01 Estadiômetro para medição da estatura (É um equipamento de alta qualidade desenvolvido com a finalidade de medir a estatura com precisão através de uma resolução milimétrica.) e 01 (uma) Balança para pesar as crianças.


Celineide e Nilza da Equipe do PSE, o Agente de Saúde Otacílio e a Nutricionista Amazille

Montagem dos Estadiômetros

Conferindo as Balanças

        O uso dos equipamentos se deu com base nos trabalhos da Semana Saúde na Escola, que este ano trouxe como tema central o debate acerca da obesidade. Neste sentido, na Terça-Feira, 06/03, todas es escolas municipais e estaduais receberam a visita de grupos formados pela equipe do PSE e profissionais da área da saúde, bem como a Nutricionista da Rede Municipal de Ensino.


O Aluno do 1º Ano da E. M. Camila de Léllis Marcos Henrique na balança

Os Enfermeiros Nilza e Ednaldo Fazendo as Anotações do Acompanhamento das crianças

Conferindo a Estatura

o Aluno do 6º Ano da E. M. Camila de Léllis, Rennan Rêgo, conferindo sua Estatura

       A Quarta-Feira, 07/03, foi marcada por palestras com nutricionistas e educadores físicos, apresentação de vídeos e filmes em todas as escolas, levando a OBESIDADE ao conhecimento das crianças e adolescentes da comunidade, que puderam discutir além do problema, formas de prevenção do problema.


Palestras

Palestras

Palestras

Palestras

Palestras

Palestras

Palestras

Palestras

      Na Quinta-Feira as escolas trabalharam de forma didática o Tema Obesidade, por meio de textos informativos, discussões acaloradas e confecção de cartazes expostos na sala de aula. E nas ruas da cidade, aconteceu uma grande mobilização em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 08 de Março, onde foi trabalhada a saúde da mulher e sua importância na educação do filhos.


Ana, Nilza e Andressa mostram a Beleza da Mulher no seu Dia!

As Mulheres Riachocruzences marcam presença no evento

A Enfermeira Nilza, a Sec. de Saúde Netinha e Agente de Saúde Erivânia

A Sec. de Assistência Social Ciena Diógenes ao lado da Coord. do Centro de Saúde Iranilda

A Ex-Prefeita Bernadete Rêgo sempre prestigiando os eventos promovidos no Município

Jurineide, Ciena, Iranilda e Nilza

Celineide, Socorro e Nilza durante a Caminhada

Mulheres em Caminhada nas ruas de Riacho da Cruz

Mulheres da Saúde: Iolanda, Andressa, Jurineide, Luciana, Ega e Erivânia

      Nesta Sexta-Feira, 09/03 o Encerramento dos trabalhos da Semana Saúde na Escola em todas as instituições contou com a presença ilustre da Secretária Municipal de Saúde "Maria do Rego Neta" e também com os Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, "Lázaro Melo" e "Verônica Sá", que representaram a Secretária "Lindalene Rego". Na ocasião, as crianças foram alertadas acerca da continuidade dos trabalhos do PSE no decorrer de todo o ano letivo, com ações conscientizadoras, preventivas e informativas, levando a saúde aos educando e melhorando assim sua disposição a aprendizagem.
         
Equipe Feliz com os resultados positivos da Semana Saúde na Escola

Nutricionista Amazille Nunes no Encerramento da Semana

Crianças e Adolescentes no Lanche de Encerramento

Crianças no Lanche de Encerramento 

Secretária de Saúde Netinha Rêgo quando do Encerramento da Semana Saúde na Escola